Azulejos a serviço da imaginação

Cor e inovação para todos os ambientes.

08/06/2016

A palavra azulejo deriva do árabe “azuleicha”, que significa pedra polida.  Essa peça, largamente usada na construção civil como para decoração e proteção, data de mais de 5 mil anos a.C. Seu nome não tem qualquer relação com azul, embora essa cor seja predominante na azulejaria de Portugal, país que mais ganhou fama com a produção deste tipo de cerâmica.

Com o tempo o azulejo começou a se alastrar nas cozinhas e banheiros. Normalmente empregado apenas nas partes que molhavam, aos poucos, foi tomando conta das paredes destes cômodos. A proliferação de cores e tipos foi um salto a mais para que se tornassem, também, uma solução criativa de decoração. Para Isadora Lemos, arquiteta da Sintese, “(...) atualmente, dependendo do tipo e modelo, podemos utilizar azulejos em ambientes como sala de estar, quartos e fugir do tradicional”.   

 

Azulejo retrô em ambiente moderno.

Azulejos coloridos

Ao pensar na decoração de cômodos, como cozinha e banheiro, temos que ter em mente que estes são locais que precisam de constante higienização. Portanto, materiais que, além de bonitos, facilitam a limpeza, ganham prioridade. Como são peças de fácil colocação e manutenção, os azulejos podem passar por reformas, ganhar adesivos ou até pinturas.

Os azulejos coloridos são indicados quando o ambiente for monótono, com poucos detalhes decorativos, mas devemos levar em consideração o bom senso para não haver excessos ou combinações inadequadas”.

Decoração

Quanto ao uso de azulejos coloridos, não se limite apenas à beleza, se o intuito for provocar a sensação de amplitude do cômodo devem ser consideradas cores mais claras e suaves, como os azulejos portugueses usados em construções antigas. Mas se o cômodo não tiver problemas de espaço é só deixar a imaginação fluir e criar composições personalizadas. Num local maior, você pode mesclar cores. Nas paredes principais, pode optar por cores mais fortes, proporcionando mais destaque para armários e adornos do cômodo. Para quem gosta de ousar, diferentes modelos de peças na parede também criam uma decoração alternativa com um resultado surpreendente.  

 

Simulação dos azulejos em perspectiva da sacada do Álamo - lançamento da Sintese.

No piso

Além de paredes internas e externas, tem gente apostando em azulejos coloridos também nos pisos. No piso, opte pelas peças de tonalidades contrastantes com o restante do cômodo. O resultado vai dar um efeito impressionante.

É isso aí. Os azulejos estão entre as tendências da decoração atual, oferecendo infinitas alternativas para criar ambientes e deixar a imaginação fluir. Além de práticos e resistentes, não faltam alternativas no mercado quanto a tamanho, brilho, grafismos e estilos. Que tal usar a criatividade com o uso de azulejos, mesmo que em um cantinho da casa? Você vai se divertir e criar atmosferas inusitadas.